quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Profe!!


Olá e Bem-Vindos.

A matéria do Profe!! de hoje é Matemática.

M-A-T-E-M-Á-T-I-C-A. Acredito ser uma das melhores invenções de todos os tempos. Talvez por esse meu pensamento, sempre adorei todas as professoras que já tive. Na verdade lembro-me de duas delas. São pessoas inspiradoras, inteligentíssimas, falam tudo o que devem (humilham) com educação, pois suas palavras bem colocadas com certo tom de ironia fazem as pessoas (burras) sentirem-se mais burras e “se colocarem no lugar”. Às vezes, penso que elas sentem certo medo de mim. Por quê? Sinto-me uma serial killer ao olhar para elas, tenho fome de seus cérebros (???). Muito curioso. Lembro-me também de escrever muito durante o Ensino Fundamental e início do Ensino Médio, adorava a Bhaskara e nunca entendi os radianos.

Agora o fato:

Inesquecível o dia em que um colega meu estava resolvendo um cálculo que ocupava quase a página toda do caderno, e ao chegar ao final da conta descobriu que o resultado era zero. A frustração foi tanta que ele fez a seguinte colocação:

- Professora, por que a gente fez todo o cálculo se no final é zero? A gente não pode simplesmente anular a questão? Pra que serve matemática?

A professora sorriu.

- A matemática serve para toda a vida, tu vai precisar muito disso no trabalho. – Respondeu.

Ele:

- Agora me fala profe. Digamos que eu vou trabalhar numa fábrica de sapatos. Aí lá estou eu colando as solas e, do nada, chega o meu chefe e diz: - Fulano resolve a Bhaskara pra mim. Isso não existe!

Ela, com toda calma docente, respondeu (dessa vez olhando para todos):

- Imaginem uma terra seca e empedrada. Se a gente não adubar, arar e fizer o que deve ser feito antes de plantar, o que vai acontecer? Não vai crescer nada. A mesma coisa é o cérebro de vocês. Se vocês não aprendem a usá-lo, não “exercitam” ele, ele nunca vai funcionar direito, vocês terão dificuldades. Se a gente não der coisas difíceis para resolver, ele não vai ser capaz de resolver as fáceis. Logo vai ser difícil “crescer” alguma coisa aí.

Silêncio.
(Fora que com cérebro bom, não se trabalha colando sola de sapato...)
 
Depois desse dia não tivemos mais preocupações em saber o porquê aprender as matérias. Hoje já não tenho dúvidas quanto a isso. 
Também por causa dessa professora descobri o Sudoku. Viciei.
Estou curada finalmente, mas ainda sei resolver e por mais incrível que pareça caiu um desses na primeira etapa das Olimpíadas de Matemática, que fiz na oitava série. (a qual passei para segunda etapa!).



Enfim as professoras de matemática sempre foram minhas preferidas e acredito que sempre serão. Adorei escrever sobre meus ídolos, volto daqui a algum certo tempo para falar de outra matéria.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário